Considerando que a maioria dos fabricantes de filtros mantém um padrão, porque escolher um produto FSTA? Por causa do KDF, que é utilizado somente pela nossa empresa.

• O que é KDF®?

O grande diferencial dos filtros FSTA é o elemento filtrante KDF®, responsável por um avanço nas tecnologias de filtração, aumentando a vida útil dos filtros, reduzindo o custo total, mantendo um maior controle de microorganismos e melhorando o desempenho dos equipamentos.

O KDF® é uma formulação patenteada de dois metais nobres (cobre – Cu e zinco – Zn) de alta pureza que reduz a contaminação da água através de uma reação REDOX (oxidação/redução) que gera um campo eletroquímico de 700 à 900 milivolts dentro do equipamento – a potência eletroquímica purificadora de metais diferentes.

– REDOX (ocorre somente no processo KDF)

Embora pareça um processo misterioso, a reação REDOX é relativamente simples.

As seguintes equações são exemplos de como o processo KDF reage com contaminantes:

Remoção de cloro

Cu(cobre)/Znº (zinco) + Clº2 (cloro) Zn ++ (zinco) + 2Cl- (cloro)

Onde: zinco perde 2 elétrons (oxidação) e o cloro ganha 2 elétrons (redução)

Remoção de Sulfureto de Hidrogênio

Cu (cobre) /Znº (zinco) + H2S (ácido sulfidrico) CuS (sulfeto de cobre) + Hº2 (hidrogênio)

2H2 (hidrogênio) + O2 (oxigênio) 2H2O (água)

Onde: cobre perde 1 elétron (oxidação) e enxofre ganha 1 elétron (redução). Sulfureto de cobre não é solúvel em água e pode ser retrolavado e expelido no processo KDF® 55.

Remoção de Ferro II

Fe II (ferroso) + Cu (cobre) ↔ Fe III (férrico) + Cu I (cuproso)

Cu I (cuproso) + O2 (oxigênio) + H+ (hidrogênio) ↔ Cu II (cúprico) + HO2• (hidreto de peróxido)

Fe II (ferroso) + HO2• (hidreto de peróxido) + H+ (hidrogênio) ↔ Fe III (férrico) + H2O2 (água oxigenada)

Fe II (ferroso) + H2O2 (água oxigenada) + H+ (hidrogênio) ↔ Fe III (férrico) + OH• (hidróxido) + H2O (água)

Fe II (ferroso) + OH• (hidróxido) + H+ (hidrogênio) ↔ Fe III (férrico) + H2O (água)

Fe III (férrico) + 3OH- (hidróxido) ↔ FeOH3(s) (hidróxido de ferro) – precipitação

4Fe II (ferroso) + O2 (oxigênio) + 8 OH- (hidróxido) + 2H2O (água) ↔ 4FeOH3(s) (hidróxido de ferro) – Reação completa.

Remoção de Metais Pesados

Cu (cobre)/Znº (zinco) + Pb++ (chumbo) (NO3)2– (nitrato) Zn (zinco)/Cu (cobre)/Pbº (chumbo) + Zn++(zinco) (NO3) 2– (nitrato)

Onde: zinco perde 2 elétrons (oxidação) e o chumbo ganha 2 elétrons (redução). O chumbo fixa-se no cobre e repõe o zinco o qual entra na solução como íons.

Como resultado de reações como estas, o processo KDF remove parcial ou completamente o seguinte:

Processo de filtração

» Etapa I: Cristais de quartzo

Retém sólidos em suspensão

» Etapa II: Oxidação/redução (REDOX) Eletroquímica – KDF®

Nesta etapa a água passa por uma liga cobre/zinco de alta pureza. Este material patenteado em 1987 pela empresa KDF Fluid Treatment, Inc. representa um dos maiores avanços dos últimos anos em materiais de filtragem.

Através do processo REDOX o cloro presente na água é instantaneamente oxidado, testes efetuados mostram uma redução superior a 99% mesmo após a passagem de 75.000 litros de água. Ferro e sulfeto de hidrogênio são oxidados em partículas insolúveis e ficam retidos na superfície da liga.

KDF® remove cerca de 98% de todos os cátions de chumbo, mercúrio, cobre, níquel, cromio, cádmio, arsenio, antimônio, cobalto, etc.

» Etapa III: Carvão ativado

O carvão ativado é universalmente reconhecido e usado como o meio mais eficiente de eliminar uma enorme gama de contaminantes orgânicos como pesticidas, herbicidas, resíduos químicos e industriais e Trihalometanos (THM’s). O carvão ativado é extremamente poroso e apresenta uma superfície de absorção enorme Filtros compostos unicamente de carvão tem de usar a sua capacidade de adsorsão para reduzir o cloro. O KDF elimina este problema, aumentando a capacidade útil do carvão em 300%, além de eliminar contaminação microbiológica na camada de carvão ativado, atuando como um bactericida e bacteriostático de última geração.

» Etapa IV: Manta de polipropileno

Microfiltragem feita através da passagem da água por uma manta de polipropileno de 5 micra (1 mícron é igual a 1 milésimo de milímetro, um cabelo humano mede cerca de 100 micra e partículas menores do que 50 micra não são visíveis a olho nu).